Estratégias e Vantagens Competitivas

Estratégias

Nossas principais estratégias de negócios são:

Atuação em intermediação imobiliária de empreendimentos nos mercados primário (lançamentos) e secundário (revenda de imóveis de terceiros) e em promoção de financiamentos imobiliários em regiões com perspectivas de desenvolvimento e crescimento no Brasil. Adicionalmente, a companhia busca novos produtos, serviços e negócios para desenvolver nos segmentos onde atua.

Prospecção de clientes-incorporadores no mercado primário. Nos últimos anos, direcionamos nossos esforços para conquistar novos clientes-incorporadores de grande, médio e pequeno porte e em diversos estágios de desenvolvimento empresarial. Nessa direção, garantimos que a estratégia é vencedora e atualmente atendemos mais de 400 clientes-incorporadores no Brasil, apresentando uma carteira sólida e pulverizada de clientes.

Expansão do mercado secundário. Pretendemos ampliar nossa atuação no segmento de revenda de imóveis de terceiros mediante expansão do modelo de franquias. Pretendemos, também, explorar o crédito como indutor da profissionalização do mercado secundário, aproveitando assim a sinergia entre nossas operações neste mercado, como canal de distribuição e a CrediPronto, como canal de financiamento. Pretendemos, ainda, aumentar a nossa atuação no mercado secundário mediante a utilização de informações provenientes da nossa base de dados aliadas a ações para captação de possíveis vendedores dentre os compradores de lançamentos imobiliários, tendo em vista que os imóveis lançados podem, potencialmente, ser objeto de futura revenda. Nossas recentes aberturas de franquias por diversos estados brasileiros evidenciam nossa estratégia de expansão de nossos negócios, inclusive no mercado secundário.

Vantagens Competitivas

Acreditamos que nossas principais vantagens competitivas são:

Alta Capilaridade, amplitude da força comercial e diversificação de produtos oferecidos. Contamos com uma estrutura de alta capilaridade composta por 17 lojas próprias, mais de 175 franquias e mais de 13.400 corretores associados distribuídos nos 26 Estados e no Distrito Federal, além do nosso portal na internet (www.lopes.com.br) que recebe a cada ano mais de 15 milhões de acessos únicos.

Acreditamos que no modelo de incorporação imobiliária brasileiro, a velocidade da intermediação no momento do lançamento dos empreendimentos é um fator determinante para o sucesso dos incorporadores, pois permite ampliar suas margens financeiras e obter recursos para suas operações. Nesse sentido, em virtude da escala de nossas operações e grande estrutura de intermediação imobiliária, podemos realizar intermediação de lançamentos imobiliários em curto espaço de tempo, o que representa um relevante atrativo para os incorporadores.

O alcance geográfico de nossa força comercial e a integração das operações regionais que possuímos conferem-nos uma posição estratégica no mercado, fortalecendo nossa posição de destaque e proporcionando ganhos de escala. Acreditamos que essa integração é determinante para os resultados de intermediação imobiliária que temos obtido, o que é importante para atrair novos negócios com incorporadores, compradores e vendedores de imóveis.

Acreditamos, ainda, possuir um dos maiores banco de dados de potenciais compradores no Estado de São Paulo, o qual, em função de grande exposição na mídia, presença de inúmeros pontos de venda e forte demanda, é renovado constantemente, permitindo, inclusive, identificar novas oportunidades de intermediação imobiliária e tendências de mercado. Por fim, acreditamos oferecer uma maior variedade de produtos imobiliários aos nossos compradores, se comparada aos departamentos de intermediação das incorporadoras, dado que estas usualmente restringem sua oferta aos produtos por elas desenvolvidos. Soma-se a isso a utilização da inteligência de dados para fornecer diversas features no canal online, tais como a recomendação de imóveis semelhantes, calculadora de financiamento, ferramenta de avaliação de preço de imóveis, análise de comportamento de preços nos principais bairros, entre outros.

O fato de todos os imóveis de nossa carteira estarem em nosso website “Encontre o seu lugar” (www.lopes.com.br), independentemente do segmento e do local em que estejam cadastrados, possibilita ainda o acesso imediato entre comprador e força comercial, incrementando a possibilidade de sucesso na conclusão das transações.

“One stop shop” de intermediação imobiliária e financiamento imobiliário. Por meio da CrediPronto, nossa joint venture com o Banco Itaú, disponibilizamos aos nossos clientes, no próprio estande ou loja, acesso ao financiamento para aquisição de imóveis. Esta integração entre a intermediação e o financiamento constitui importante elemento no mercado de revendas de imóveis de terceiros, sendo um diferencial que oferecemos aos compradores nos 25 Estados em que atuamos e no Distrito Federal.

Acreditamos que a atuação conjunta da CrediPronto com nossos canais de distribuição de imóveis da unidade de negócio Lopes representa uma importante inovação no processo de financiamento imobiliário, encurtando o prazo entre o pedido de financiamento e a liberação dos recursos. Além disso, o pioneirismo desta joint venture nos coloca em uma posição de significativa vantagem no crescimento da oferta de financiamento imobiliário para imóveis usados e revendas no Brasil, na medida em que, em um mesmo local, o potencial comprador pode obter o financiamento para sua aquisição e concretizar o negócio imobiliário, dentro do conceito de One stop shop.

Potencial de crescimento com alta geração de caixa e baixo risco. Acreditamos poder nos beneficiar do crescimento e amadurecimento do mercado imobiliário brasileiro, inclusive da esperada expansão do crédito imobiliário em relação ao PIB, sem incorrer os riscos inerentes às atividades de incorporação imobiliária, devido à pouca necessidade de capital e à alta capacidade de geração de caixa em nossas operações.

O crédito imobiliário no Brasil responde ainda por um percentual pequeno de seu PIB: em 2013, somente 8%, um percentual de fato bastante baixo, se comparado a outros países desenvolvidos, como por exemplo, o Reino Unido, em que o crédito imobiliário equivale a 81% de seu PIB, ou mesmo, em comparação a outros países emergentes, como é o caso da China, em que esse percentual sobe para 14% do PIB. Existe, portanto, grande espaço para crescimento do crédito imobiliário no Brasil, no futuro próximo.

Colaboradores e força comercial altamente qualificados e alinhados com os nossos objetivos. Acreditamos que o conhecimento e experiência colocados a serviço de nossos clientes por nossos colaboradores e pela força comercial dos corretores associados nos permite antecipar e satisfazer as necessidades específicas de diferentes públicos-alvo que atendemos. Assim, podemos atuar em diversos segmentos – lançamentos residenciais e comerciais de alto e médio padrão, lançamentos no setor econômico, intermediação de estoques, revendas e intermediação online – o que permite aos colaboradores e força comercial a melhora do seu desempenho individual e a de seu grupo de atuação.

Adicionalmente, entendemos que nossa escala de operações contribui para o constante aprimoramento de nossos colaboradores e dos corretores associados, de maneira a permitir a formação de novos talentos e acompanhar a evolução das necessidades dos mercados em que atuamos. A política de remuneração de nossos colaboradores tem um componente variável atrelado à performance, visando ao alinhamento de interesses destes com nossos interesses, de nossos acionistas e clientes, além de ser importante fator de retenção de talentos.

Alta capacidade de inovação e desenvolvimento de negócios. A nossa especialização e o conhecimento que adquirimos durante todos esses anos permitiu-nos desenvolver novas plataformas de negócios, bem como ampliar nossa presença nos segmentos em que já atuávamos. No segmento econômico criamos a Habitcasa, que em 2 anos se tornou a segunda maior empresa de vendas em São Paulo, de acordo com a EMBRAESP.

Tradição e experiência no setor. No mercado imobiliário brasileiro, em que a maioria das intermediações dos lançamentos é realizada antes da conclusão das obras, a credibilidade das empresas envolvidas é elemento essencial para o sucesso do empreendimento. Acumulamos mais de 85 anos de tradição e experiência nesse mercado e acreditamos desfrutar de grande prestígio e credibilidade no ramo de intermediação imobiliária. A reputação que conquistamos no mercado atua como relevante fator de atração para os compradores de imóveis e para as empresas incorporadoras, constituindo um importante elemento de facilitação das transações de intermediação imobiliária e também de atração de corretores associados, que reforçam a ampla força comercial.