- Conselho de Administração
- Diretoria Estatutária
O Conselho de Administração é o órgão de deliberação colegiada da Lopes, responsável pela formulação e monitoramento para implantação das políticas gerais de negócios, incluindo a estratégia de longo prazo. É responsável também, dentre outras atribuições, pela designação e supervisão da gestão dos Diretores da Companhia. De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, o Conselho de Administração é também responsável pela contratação dos auditores independentes.
Todas as decisões do Conselho de Administração são tomadas pela maioria dos votos dos membros presentes a qualquer reunião. O Conselho de Administração se reúne ordinariamente, trimestralmente, e, extraordinariamente, sempre que convocado pelo Presidente ou pelo Vice-Presidente ou pela maioria dos seus membros ou, ainda, por solicitação da Diretoria. Todas as decisões do Conselho de Administração são tomadas pela maioria dos votos dos membros em exercício.
De acordo com o Estatuto Social da Lopes, o Conselho de Administração deve ter no máximo sete membros, podendo ser acionista da Companhia, não existindo um limite mínimo de participação acionária para tanto. Os conselheiros são eleitos em Assembleia Geral Ordinária de acionistas, com mandato unificado de dois anos, sendo exercício anual o período compreendido entre duas Assembleias Gerais Ordinárias, podendo ser reeleitos e destituídos a qualquer momento por acionistas da Companhia reunidos em Assembleia Geral.
Os membros do Conselho de Administração da Lopes foram reeleitos, com mandato unificado, nos termos do Artigo 15 do Estatuto Social da Companhia, até a Assembleia Geral Ordinária de 2026.
O Sr. Christianini é Presidente do Conselho de Administração da Companhia. É técnico em Contabilidade pela Escola Olavo Bilac e graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde também concluiu curso de especialização em direito empresarial. O Sr. Edward ingressou na Lopes em 1975 e acumula quase quatro décadas de experiência no mercado imobiliário brasileiro. É membro efetivo do Conselho de Administração da Companhia desde 2006, tendo atuado também como Diretor Jurídico.
O Sr. Francisco Lopes Neto é Vice-Presidente do Conselho de Administração e Diretor Vice-Presidente da LPS Brasil. É o fundador e atual Diretor Presidente da CrediPronto. Graduou-se em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia da Universidade Mackenzie. Possui mais de 30 anos de experiência no mercado imobiliário, tendo fundado a Desim Desenvolvimento Imobiliário Ltda. Executivo da Lopes, tendo atuado nas áreas Financeiras e de Operações. É membro do Conselho Consultivo da Faculdade de Medicina da USP e compõe o Conselho de Administração da AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente).
O Sr. Marcos Lopes é membro efetivo do Conselho de Administração e Diretor Presidente da Companhia. Graduou-se em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia da Universidade Mackenzie, em 1986. Antes de ingressar na Lopes, atuou, como estagiário, em incorporadoras, construtoras e agências publicitárias. Em 1986, iniciou sua carreira na Lopes, somando mais de 40 anos de experiência no mercado imobiliário. Foi eleito vice-presidente de Intermediação Imobiliária e Marketing do SECOVI-SP para o biênio 2022 / 2024.
Marcello Rodrigues Leone ocupa o cargo de Head of Capital Markets LatAm na GTIS Partners. Anteriormente foi sócio e CFO da Captalys. Foi CFO e Diretor de Relações com Investidores da Lopes, tendo sido um dos responsáveis pelo seu IPO em 2006 e Follow On Offering em 2010, além de ter realizado mais de 21 operações de M&A no período. Iniciou a carreira como Trainee na empresa Arthur Andersen, aonde atuou até a posição de Consultor Senior e posteriormente foi Gerente de RI /MIS de Produtos na empresa Credigy e um dos responsáveis pelo processo de “divestment” da empresa Atlantica Residencial pelos acionistas Prudential Real Estate Investors, Icatu, GIC e CDP. É graduado em Economia pela FEA-USP, possui MBA pelo INSEAD e especialização em estratégia digital pela Harvard Business School.
O Sr. Prado é membro efetivo do Conselho de Administração da Companhia. É doutor em direito internacional pela Universidade de Paris X – Nanterre, onde também se especializou em comércio internacional. Mestre em direito do comércio internacional pela Universidade de São Paulo, o Sr. Prado, concluiu sua graduação em 1991, tornando-se bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo. É membro associado do ICC Institute of World Business Law, do Comitê Brasileiro de Arbitragem e da Societé de Législation Compareé.
O Sr. Mario Spinola ingressou na Principia Capital Partners em dezembro de 2017. Anteriormente foi um sócio fundador da Victoria Capital Partners e DLJ South American Partners baseado em São Paulo. Em 1996, o Sr. Spinola ingressou no Banco Garantia, depois de trabalhar em private equity e fusões e aquisições com International Venture Partners e Capitaltec Consultoria Econômica por quatro anos. Durante sua estadia de 10 anos com o Banco Garantia e o Credit Suisse, o Sr. Spinola foi responsável pela execução e acompanhamento dos investimentos de private equity na TAM Linhas Aéreas, América Latina Logística e NET Serviços. O Sr. Spinola se formou em engenharia civil pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro e recebeu um MBA da Kellogg Graduate School of Management da Northwestern University. O Sr. Spinola participou do conselho da Cellera Farma, tendo atuado anteriormente no conselho da Damásio Educacional, Grupo Technos, América Latina Logística, Brazil Trade Shows e TAM Linhas Aéreas.
O Sr. Marcelo Barbará tem mais de 40 anos de experiência no mercado financeiro e é cofundador da Lanx Capital (2003) e da Cambuhy Investimentos (2010). Marcelo é membro do conselho de diversas startups e durante 10 anos foi CEO e membro do conselho da RB Capital. Anteriormente, foi sócio do Banco Garantia e diretor executivo do Credit Suisse, onde atuou como trader de renda fixa, COO e nos últimos anos como Head LATAM para os mercados de renda fixa, câmbio e derivativos. No Credit Suisse, também participou do Comitê Executivo do Brasil. O Sr. Marcelo foi diretor da Anbima e membro do Comitê de Política Monetária e do Comitê de Ética. Dentre as atividades pro bono, Marcelo é cofundador e membro do conselho do Instituto Proa e membro do conselho da Positive Ventures. Anteriormente, foi membro do conselho do Instituto Four. O Sr. Marcelo é graduado na FGV/RJ, possui pós-graduação em finanças na FGV/SP, participou do programa Owner President Management da Universidade de Harvard e é DCI Fellow da Universidade de Stanford.
A Sra. Beatriz Machert construiu sua trajetória profissional atuando em finanças e M&A. Atualmente, atua como Diretora de Inteligência e Negócios no UOL, empresa referência em conteúdo e tecnologia. Antes disso, desempenhou diferentes papéis na LPS Brasil por mais de uma década, ocupando cargos como Diretora de Relações com Investidores e possui experiência prévia de atuação em Planejamento Estratégico e Novos Negócios. Beatriz é graduada em Ciências Econômicas pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e possui MBA executivo pela Fundação Dom Cabral.
Os Diretores da Lopes são seus representantes legais, responsáveis, principalmente, pela administração da Companhia e pela implementação das políticas e diretrizes gerais estabelecidas pelo Conselho de Administração.
De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, cada membro da Diretoria deve ser residente no País, podendo ser acionista ou não. Além disso, até, no máximo, um terço dos membros do Conselho de Administração poderão ocupar cargo na Diretoria.
Os Diretores são eleitos pelo Conselho de Administração da Companhia com mandato unificado de dois anos, sendo exercício anual o período compreendido entre duas Assembleias Gerais Ordinárias, permitida a reeleição e podendo, a qualquer tempo, serem por ele destituídos. O Estatuto Social da Lopes dispõe que a Diretoria será composta de no máximo 10 membros.
Atualmente, a Diretoria da Companhia é formada por quatro membros, eleitos na reunião do Conselho de Administração realizada em 08 de maio de 2024. O mandato da Diretoria é até a primeira reunião do Conselho de Administração subsequente à AGO de 2026.
O Sr. Marcos Lopes é Diretor Presidente da Companhia. Graduou-se em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia da Universidade Mackenzie, em 1986. Antes de ingressar na Lopes, atuou, como estagiário, em incorporadoras, construtoras e agências publicitárias. Em 1981, iniciou sua carreira na Lopes, somando mais de 40 anos de experiência no mercado imobiliário.
O Sr. Francisco Lopes Neto é Vice-Presidente do Conselho de Administração e Diretor Vice-Presidente da LPS Brasil. É o fundador e atual Diretor Presidente da CrediPronto. Graduou-se em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia da Universidade Mackenzie. Possui mais de 30 anos de experiência no mercado imobiliário, tendo fundado a Desim Desenvolvimento Imobiliário Ltda. Executivo da Lopes, tendo atuado nas áreas Financeiras e de Operações. É membro do Conselho Consultivo da Faculdade de Medicina da USP e compõe o Conselho de Administração da AACD (Associação de Assistência à Criança Deficiente).
O Sr. Paim é bacharel pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Na Lopes, atuou como diretor financeiro nacional, diretor da Lopes RJ e Lopes Nordeste. Atualmente é Diretor Executivo Financeiro e de Novos Negócios. Possui mais de 18 anos de experiência no mercado imobiliário, com passagem pelas empresas ECIA Irmãos Araújo Engenharia, Holding Imobiliária do Banco Icatu, Atlântica Empreendimentos e Atlântica Residencial.
O Sr. Cyro é Graduado em Engenheira Civil pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo, com pós graduação em Administração de Empresas pela Fundação Getúlio Vargas. Atuante no mercado imobiliário desde 1990, foi superintendente comercial da DESIM Desenvolvimento Imobiliário e sócio da G4 Realty Incorporação e Participações. Desde 2004 é diretor de atendimento do Grupo LPS Brasil, tendo sido diretor geral da Itaplan Consultoria de Imóveis, empresa controlada pelo Grupo Lopes entre 2013 e 2017. Atualmente atua como Diretor Técnico e Diretor de Relações com Investidores da Companhia .