O Conselho de Administração é o órgão de deliberação colegiada da Lopes, responsável pela formulação e monitoramento para implantação das políticas gerais de negócios, incluindo a estratégia de longo prazo. É responsável também, dentre outras atribuições, pela designação e supervisão da gestão dos Diretores da Companhia. De acordo com a Lei das Sociedades por Ações, o Conselho de Administração é também responsável pela contratação dos auditores independentes.
Todas as decisões do Conselho de Administração são tomadas pela maioria dos votos dos membros presentes a qualquer reunião. O Conselho de Administração se reúne ordinariamente, trimestralmente, e, extraordinariamente, sempre que convocado pelo Presidente ou pelo Vice-Presidente ou pela maioria dos seus membros ou, ainda, por solicitação da Diretoria. Todas as decisões do Conselho de Administração são tomadas pela maioria dos votos dos membros em exercício.
De acordo com o Estatuto Social da Lopes, o Conselho de Administração deve ter no mínimo cinco e no máximo sete membros, devendo cada qual ser necessariamente acionista da Companhia, não existindo um limite mínimo de participação acionária para tanto. Os conselheiros são eleitos em Assembleia Geral Ordinária de acionistas, com mandato unificado de dois anos, sendo exercício anual o período compreendido entre duas Assembleias Gerais Ordinárias, podendo ser reeleitos e destituídos a qualquer momento por acionistas da Companhia reunidos em Assembleia Geral.
Os membros do Conselho de Administração da Lopes foram reeleitos, com mandato unificado, nos termos do Artigo 15 do Estatuto Social da Companhia, até a Assembleia Geral Ordinária de 2020.
Nome |
Data da Eleição |
Cargo |
Edward Jorge Christianini. O Sr. Christianini é Presidente do Conselho de Administração da Companhia. É técnico em Contabilidade pela Escola Olavo Bilac e graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo, onde também concluiu curso de especialização em direito empresarial. O Sr. Edward ingressou na Lopes em 1975 e acumula quase quatro décadas de experiência no mercado imobiliário brasileiro. É membro efetivo do Conselho de Administração da Companhia desde 2006, tendo atuado também como Diretor Jurídico.
|
Francisco Lopes Neto. O Sr. Francisco Lopes Neto é Vice-Presidente do Conselho de Administração e Diretor Vice-Presidente da Companhia. Graduou-se em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia da Universidade Mackenzie. Possui mais de 30 anos de experiência no mercado imobiliário, tendo fundado a Desim Desenvolvimento Imobiliário Ltda. Executivo da Lopes, tendo atuado nas áreas Financeiras e de Operações.
|
Marcos Bulle Lopes. O Sr. Marcos Lopes é membro efetivo do Conselho de Administração e Diretor Presidente da Companhia. Graduou-se em Engenharia Civil pela Escola de Engenharia da Universidade Mackenzie, em 1986. Antes de ingressar na Lopes, atuou, como estagiário, em incorporadoras, construtoras e agências publicitárias. Em 1986, iniciou sua carreira na Lopes, somando mais de 30 anos de experiência no mercado imobiliário.
|
Marcello Rodrigues Leone. O Sr. Leone foi sócio e Chief Revenue Officer da Captalys até o início de 2022, e anteriormente foi CFO e Diretor de Relações com Investidores da Lopes, maior imobiliária da América Latina, tendo sido um dos responsáveis pelo seu IPO em 2006 e Follow On Offering em 2010, além de ter realizado mais de 21 operações de M&A no período. Iniciou a carreira como Trainee na empresa Arthur Andersen, aonde atuou até a posição de Consultor Senior e posteriormente foi Gerente de RI /MIS de Produtos na empresa Credigy e um dos responsáveis pelo processo de “divestment” da empresa Atlantica Residencial pelos acionistas Prudential Real Estate Investors, Icatu, GIC e CDP. É graduado em Economia pela FEA-USP, possui MBA pelo INSEAD e especialização em estratégia digital pela Harvard Business School.
|
Maurício Curvelo de Almeida Prado. O Sr. Maurício Curvelo de Almeida Prado é membro efetivo do Conselho de Administração da Companhia. O Sr. Almeida Prado é doutor em direito internacional pela Universidade de Paris X – Nanterre, onde também especializou-se em D.E.S.S. em comércio internacional. Mestre em direito do comércio internacional pela Universidade de São Paulo, o Sr. Prado, concluiu sua graduação em 1991, tornando-se bacharel em Direito pela Universidade de São Paulo.
|
Alcides Lopes Tápias. O Sr. Tápias é conselheiro independente do Conselho de Administração da Companhia. É graduado em Administração de Empresas pela Universidade Mackenzie e em Direito pelas FMU - Faculdades Metropolitanas Unidas. Atuou como membro dos conselhos de administração do Banco Itaú, Banco Bradesco (onde também ocupou o cargo de vice-presidente da diretoria executiva, até 1996), da empresa holding do Grupo Camargo Corrêa, da Usiminas e da Alpargatas. Em 1999, foi designado Ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio Exterior do Brasil, cargo que exerceu até julho de 2001. Além de ser conselheiro da Companhia, o Sr. Tápias é membro dos conselhos de administração Banco Itaú Unibanco Holding S.A., da Tubos e Conexões Tigre, da Rodobens Negócios Imobiliários S.A.; da Santos Brasil S.A, da Santos Brasil Participações S.A., da Duratex e da WTorre Holding S.A.
|