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Estratégia e Vantagens Competitivas
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Estratégia

Nossas principais estratégias de negócios são:

Continuar atuando em diversos segmentos, aproveitando o possível crescimento do mercado imobiliário. Em razão da perspectiva de maior disponibilidade de financiamento para atividades do setor, dos altos níveis de capitalização das principais empresas incorporadoras, que captaram novamente recursos no mercado a partir do segundo semestre de 2009 e do crescimento populacional, pretendemos continuar nos dedicando aos diversos segmentos em que atuamos: (i) lançamentos residenciais e comerciais de média e alta renda, por intermédio da unidade de negócio Lopes; (ii) lançamentos econômicos, por intermédio da Habitcasa; (iii) do mercado de revendas, por intermédio da Pronto! Imóveis; (iv) venda de unidades remanescentes dos lançamentos, por intermédio da nossa área Lopes Focus; e (v) originação de financiamentos imobiliários, por intermédio da CrediPronto!. Esta segmentação proporciona o contínuo ganho de escala de operações em cada um de nossos mercados, uma vez que nos permite utilizar as estruturas e ferramentas já existentes, tais como os sistemas operacionais de venda e os profissionais altamente qualificados com os quais já trabalhamos. Essa segmentação garante ainda maior eficiência de vendas e reduz despesas operacionais, diminuindo nossa exposição às volatilidades específicas de um determinado segmento de atuação.

Explorar as oportunidades de aquisições nos nossos segmentos de atuação e as sinergias geradas com a CrediPronto!. Pretendemos explorar ativamente oportunidades de aquisição de participações societárias e controle de empresas imobiliárias presentes nos vários mercados e segmentos em que atuamos, de forma a expandir a nossa capilaridade tanto no mercado primário (refere-se a lançamentos imobiliários) como, especialmente, no mercado secundário (refere-se a revenda de imóveis novos e usados), buscando assim explorar as sinergias a serem geradas com a presença da CrediPronto! nos pontos de vendas das possíveis aquisições realizadas,ampliando a nossa capacidade de originação de financiamento no mercado secundário.


Exploração do potencial de oportunidades da expansão do mercado de revenda e usados. Pretendemos ampliar nossa atuação no segmento de revenda e usados mediante a abertura de novas lojas Pronto! Imóveis, ou ainda, por meio de aquisição de empresas que já atuem no mercado de intermediação imobiliária. Pretendemos, também, explorar o crédito como indutor da profissionalização do mercado secundário, aproveitando assim a sinergia entre a Pronto! Imóveis, como canal de distribuição e a CrediPronto!, como canal de financiamento. Pretendemos, ainda, aumentar a nossa atuação no segmento de revendas e usados mediante a utilização de informações provenientes da nossa base de dados aliadas a ações para captação de possíveis vendedores dentre os compradores de lançamentos imobiliários, tendo em vista que os imóveis lançados podem, potencialmente, ser objeto de futura revenda. Nossas recentes aquisições de empresas atuantes no mercado secundário evidenciam nossa estratégia de expansão de nossos negócios.




Vantagens Competitivas 


Acreditamos que nossas principais vantagens competitivas são:

Alta Capilaridade, amplitude da força de vendas e diversificação de produtos oferecidos. Contamos com uma estrutura de alta capilaridade, composta, em 30 de junho de 2010, por mais de 690 pontos de venda de lançamentos imobiliários, dos quais 11 são estandes móveis, 30 lojas para venda de imóveis de terceiros, 170 lojas de imobiliárias credenciadas e nosso portal na web O shopping de imóveis do Brasil (www.lopes.com.br), além de uma força de vendas de mais de 9.200 corretores autônomos em 12 Estados e no Distrito Federal. Acreditamos que no modelo de incorporação imobiliária brasileiro, a velocidade de vendas no momento do lançamento dos empreendimentos é um fator determinante para o sucesso dos incorporadores, pois permite ampliar suas margens financeiras e obter recursos para suas operações. Nesse sentido, em virtude da escala de nossas operações e grande estrutura de vendas, podemos realizar vendas de lançamentos imobiliários em curto espaço de tempo, o que representa um relevante atrativo para os incorporadores. O alcance geográfico de nossa força de vendas e a integração das operações regionais que possuímos conferem-nos uma posição estratégica no mercado, fortalecendo nossa posição de destaque e proporcionando ganhos de escala. Acreditamos que essa integração é determinante para os resultados de vendas que temos obtido, o que é importante para atrair novos negócios com incorporadores, compradores e vendedores de imóveis. Acreditamos, ainda, possuir um dos maiores banco de dados de potenciais compradores no Estado de São Paulo, o qual, em função de grande exposição na mídia, presença de inúmeros pontos de venda e forte demanda, é renovado constantemente, permitindo, inclusive, identificar novas oportunidades de vendas e tendências de mercado. Por fim, acreditamos oferecer uma maior variedade de produtos imobiliários aos nossos compradores, se comparada aos departamentos de vendas das incorporadoras, dado que estas usualmente restringem sua oferta aos produtos por elas desenvolvidos. O fato de todos os imóveis de nossa carteira estarem em nosso portal na web O shopping de imóveis do Brasil (www.lopes.com.br), independentemente do segmento e do local em que estejam cadastrados, possibilita ainda o acesso imediato entre comprador e força de vendas, incrementando a possibilidade de sucesso na conclusão das transações.

“One stop shop” de venda e financiamento imobiliário.  Por meio da CrediPronto!, nossa joint venture com o Itaú, disponibilizamos aos nossos clientes, no próprio ponto de venda, acesso ao financiamento para aquisição de imóveis. Esta integração entre a venda e o financiamento constitui importante elemento no mercado de revendas e usados, sendo um diferencial que oferecemos aos compradores nos 12 Estados em que atuamos e no Distrito Federal. Acreditamos que a atuação conjunta da CrediPronto! com nossos canais de distribuição de imóveis da unidade de negócio Lopes e, principalmente, Pronto! Imóveis, representa uma importante inovação no processo de financiamento imobiliário, encurtando o prazo entre o pedido de financiamento e a liberação dos recursos. Além disso, o pioneirismo desta joint venture nos coloca em uma posição de significativa vantagem no crescimento da oferta de financiamento imobiliário para imóveis usados e revendas no Brasil, na medida em que, em um mesmo local, o potencial comprador pode obter o financiamento para sua aquisição e concretizar o negócio imobiliário, dentro do conceito de One stop shop.

Potencial de crescimento com alta geração de caixa e baixo risco.  Acreditamos poder nos beneficiar do crescimento e amadurecimento do mercado imobiliário brasileiro, inclusive da esperada expansão do crédito imobiliário em relação ao PIB, sem incorrer os riscos inerentes às atividades de incorporação imobiliária, devido à pouca necessidade de capital e à alta capacidade de geração de caixa em nossas operações. Com efeito, em junho de 2010, o volume de operações de crédito habitacional era de R$110,3 bilhões, representando 2,8% do PIB brasileiro em 2009, contra R$24,2 bilhões em junho de 2004, equivalente a 1,3% do PIB à época. Mesmo após sua expansão recente, o crédito imobiliário no Brasil responde ainda por um percentual pequeno de seu PIB: somente 2,8% de acordo com o BACEN, um percentual de fato bastante baixo, se comparado a outros países desenvolvidos, como por exemplo, a Inglaterra, em que o crédito imobiliário no ano de 2007 era equivalente a 75% de seu PIB, ou mesmo, em comparação a outros países emergentes, como é o caso do Chile, em que esse percentual sobe para 20% do PIB, segundo dados do Banco Mundial de 2007. Existe, portanto, grande espaço para crescimento do crédito imobiliário no Brasil, no futuro próximo. Adicionalmente, nosso endividamento decorre quase exclusivamente das aquisições de participações societárias em empresas do setor imobiliário realizadas nos últimos anos.


Colaboradores e força de vendas altamente qualificados e alinhados com os nossos objetivos. Acreditamos que o conhecimento e experiência colocados a serviço de nossos clientes por nossos colaboradores e pela força de vendas dos corretores autônomos nos permite antecipar e satisfazer as necessidades específicas de diferentes públicos-alvo que atendemos. Assim, podemos atuar em diversos segmentos – lançamentos residenciais e comerciais de alto e médio padrão, lançamentos no setor econômico, vendas de estoques, revendas e vendas online - o que permite aos colaboradores e força de vendas a melhora de sua performance individual e a de seu grupo de atuação. Adicionalmente, entendemos que nossa escala de operações contribui para o constante aprimoramento de nossos colaboradores e dos corretores autônomos, de maneira a permitir a formação de novos talentos e acompanhar a evolução das necessidades dos mercados em que atuamos. A política de remuneração de nossos colaboradores tem um componente variável atrelado à performance, visando ao alinhamento de interesses destes com nossos interesses, de nossos acionistas e clientes, além de ser importante fator de retenção de talentos.


Alta capacidade de inovação e desenvolvimento de negócios. A nossa especialização e o conhecimento que adquirimos durante todos estes anos permitiu-nos desenvolver novas plataformas de negócios, bem como ampliar nossa presença nos segmentos em que já atuávamos. No segmento econômico criamos a Habitcasa, que em 2 anos se tornou a segunda maior empresa de vendas em São Paulo, de acordo com a EMBRAESP. Criamos a Pronto! Imóveis, que já conta com mais de 19 mil imóveis usados em oferta apenas na cidade de São Paulo. Com base em nossa grande capacidade de originação de vendas, criamos a CrediPronto!, nossa joint venture com o Itaú, que possui uma proposta de criação de valor diferenciada, ao oferecer o financiamento imobiliário no momento da realização da venda, com maior eficiência e encurtando prazos. Essas três marcas criadas tornaram-se reconhecidas e destacadas em um curto espaço de tempo em nossos mercados, através de nossa eficiente estratégia de marketing.

Tradição e experiência no setor. No mercado imobiliário brasileiro, em que a maioria das vendas dos lançamentos é realizada antes da conclusão das obras, a credibilidade das empresas envolvidas é elemento essencial para o sucesso do empreendimento. Acumulamos 75 anos de tradição e experiência nesse mercado e acreditamos desfrutar de grande prestígio e credibilidade no ramo de intermediação imobiliária. A reputação que conquistamos no mercado atua como relevante fator de atração para os compradores de imóveis e para as empresas incorporadoras, constituindo um importante elemento de facilitação das transações de compra e venda imobiliária e também de atração de corretores autônomos, que reforçam a ampla força de vendas.




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